A Transcarioca cruzará o Rio de Janeiro por um percurso de aproximadamente 178 km, saindo da Barra de Guaratiba até o Morro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar. Durante o seu trajeto, o visitante terá a oportunidade de apreciar atrativos naturais pouco conhecidos da cidade e descortinar a Cidade Maravilhosa de ângulos inusitados. A trilha poderá ser percorrida na sua integralidade ou em seções, de acordo com o interesse, a aptidão e a disponibilidade de tempo de seus usuários. Esse mutirão realizado em24/10/2015 no Parque Estadual da Pedra Branca,teve como objetivo marcar a trilha do trecho que vai da sede do parque até a Pedra do Quilombo. A Trilha é um equipamento de uso público que serve como ferramenta de conservação. Sua implantação representa um marco para o verdadeiro turismo ecológico na cidade e contribui para a criação de uma cultura profissional de manejo coordenado entre as diversas unidades de conservação por ela atravessada.
No dia 24/10 eu e meus amigos Valério e Nilo participamos de mais um etapa desse projeto juntamente com o Andrei que é o Gestor do Núcleo Pau da Fome e os guarda-parques Renan, Ingride e outros que estiveram presente. foi um dia muito especial e produtivo e claro: mega-super divertido.
Depois de uma palestra sobre o que iríamos fazer no percurso da trilha, partimos então para a prática.
A trilha que pegamos foi a da travessia Pau da Fome x Camorim nossa intenção era fazer a marcação até o açude, mas depois de umas 2 horas na trilha encontramos um outro grupo que vinha fazendo o sentido contrário então nos juntamos e partimos para subir a pedra do Quilombo.
Logo no início cliquei várias especies nativas do Parque e uma grande variedade de fauna e flora.
Durante a trilha fizemos a demarcação com o logo da Transcarioca.
Muita animação e participação da galera.
Na Pedra do Quilombo o visual é fantástico ...
O ponto mais alto - Pico da Pedra Branca encoberto pelas nuvens.
Bom dpois de curtir um visual desses começamos a descida rumo a sede de parque.
Bom galera é isso ....