terça-feira, 20 de setembro de 2016

Trilha - Pedra do Osso e Pedra Jesus Vem.

Domingo- 18/09/16 A Trilha começa no Núcleo Piraquara do Parque Estadual Pedra Branca em realengo, na rua do Governo. Uma sede linda e com uma infra-estrutura perfeita. Nós eu, Igor Matos, Igor Viana e Marlon comçamos subindo pelo aqueduto Lacerda que foi construído na década de 50 pelo atual governador Carlos Lacerda.

Entrada da sub-sede do PEPB.

 Eu no aqueduto..


Igor Viana chegando...

A trilha começa no fim desse aqueduto, e é toda praticamente em aclive que pode levar umas três horas dependendo da condição física e do Sol, sim o sol em Realengo é cruel...

Esta área do parque é uma das que mais sofre com as queimadas, que são causadas por balões e por pessoas que fazem limpeza de pastos.
Uma bela vista do aqueduto.



Estamos na primavera, mas o sol estava forte...
Ao fundo as Pedras do Osso e Jesus Vem, com aproximadamente 600 metros de altitude.

Uma pausa em uma rocha pra foto.




Na metade do caminho, encontramos uma propriedade. Embora a vegetação sofra comas queimadas pude observar uma riqueza de espécies de fauna e flora.

Em cima da Pedra Jesus vem.. a vista é linda..

Ao fundo a pista de pouso do campo dos Afonsos.
Ao fundo a Pedra do Osso.


A subida para a pedra Jesus Vem não é tão simples para iniciantes, ela é feita por um escalada num paredão de 30 metros com o uso de um cabo de aço, fixado, mas é preciso ter um pouco de prática.

 A Pedra do Osso, imensa e misteriosa por ficar numa posição de equilíbrio, incrível.

Depois de curtir um visual lindo, hora de voltar...pelo mesmo caminho... valeu galera e até a próxima.

Se você gostou e que participar de minhas aventuras, é só entrar o grupo EcotrilhaAdventure no face e ficar ligado em nossa agenda.







segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Cachoeira do Mendanha ( Trilha / Rapel / Tirolesa )



Quarta feira feriado dia 7/9/2016 ás 7;30 da manhã nossa trip já estava na estrada do Mendanha partindo para uma aventura radical.
     Chegando ao ponto onde deixamos os carros estacionados seguimos pela estradinha até o início da trilha que tem um trecho de 30 minutos de aclive com obstáculos e uns 20 minutos de trecho plano com alguns obstáculos e um trecho de 15 minutos com descida e alguns obstáculos.



A Cachoeira do Mendanha é um complexo de várias quedas com poços maravilhosos pra banho e mergulho que pertence ao Parque Natural Municipal do Mendanha. O rapel em cachoeira é chamado de cachoeirismo e nesse nos fizemos entre duas quedas com aproximadamente 40 metros.


Enquanto um grupo descia pelo rapel, outro se divertia na tirolesa montada em um dos poços que também tinha um tobogã natural, Água cristalina...




Foi um dia perfeito, todos do grupo curtiram em harmonia com a natureza e com total segurança de nossa equipe de profissionais.



Uma descida radical de 40 metros debaixo de uma queda d'agua faz qualquer um tremer....mas vale o esforço.



Valeu galera e até a próxima, Não deixe de participar do nosso grupo no Face e fica ligado em nossa agenda, até lá e um abraço...

EcotrilhaAdventure





terça-feira, 23 de agosto de 2016

Travessia Pau da Fome x Rio da Prata via Alto da Mangalarga

Sábado 13 de agosto de 2016, fizemos mais uma travessia pelo PEPB ( Parque Estadual Pedra Branca) nosso gupo estava bem animado e logo após de fazer uma explicação de como seria nossa trilha partimos.

Iniciamos nossa trilha de 16 Km pela sede do ( PEPB) núcleo Pau da Fome. fomos em direção a casa Amarela que no passado era a  fazenda Santa Bárbara.
Logo no inicio nos deparamos com um antigo aqueduto que no século passado abastecia toda região de Jacarepaguá.

Durante nossa caminhada dentro da Mata Atlântica avistamos várias espécies de árvores centenárias como Figueiras, Jequitibás, Cedros..

Da sede atéa Casa Amarela o percurso e todo em aclive e quando se chega na Casa Amarela se etá a uma altitude de aprox. 700 metros


Uma paradinha pra um lanche...



Depois de umas duas horas e meia de caminhada em aclive e transpondo dois riachos,chegamos a famosa Casa Amarela, uma casa antiga que era a fazenda Santa Bárbara de onde passavam os tropeiros e suas mulas cruzando o maciço da Pedra Branca para escoarem seus produtos agrícolas.
Depois de uma parade de trinta minutos seguimos subindo em direção ao Pico da Pedra Branca que é o ponto mais alto do município do Rio de Janeiro com 1.024 metros, mas nosso destino não era o pico. na primeira bifurcação pegamos a esquerda indo para o Alto do Mangalarga que possui 900 metrose uma vista de 360º.


Alto do Mangalarga

Bom, depois do Alto do Mangalarga a trilha é mais suave com trechos de descida e algumas subidas,e com uma floresta exuberante.



Chegamos na toca da onça...alguns atravessaram por dentro e outros preferiram continuar pela trilha...a toca da onça éuma gruta com um salão de mais ou menos uns 6 metros de largura e uns tres de altura com uma saída para outro lado mais a frente da trilha..

seguindo pela floresta, durante umas três horas cruzando por mais uns três riachos.

Uma armadeira de tocaia na saída da toca da onça bem acima da minha cabeça..





Seguindo em direção ao Rio da Prata já descendo chegamos na casa do Seu Dino, Bastiana e da Diva uma família de agricultores que estão nessa casa a mais de 150 anos nasceram e cresceram nesta casa. tomamos um café com aipim feitos no fogão de lenha e ficamos conversando..


Eu dando uma palhinha no cavaco do seu Dino..

Depois de um delicioso café da roça,seguimos em direção ao Jequitibá gigante de 300 anos,o guardião da floresta.


Depois de abraçar o Jequitibá seguimos em direção a cachoeira do Engenho que no século passado funcionava uma roda d'agua que abastecia o engenho da Fazenda.



Depois dessa linda cachoeira seguimos em direção ao nosso ponto de chegada que era no Sítio Farol da Prata e de lá esperamos uns 20 minutos o sol se pôr para a foto final.Foi um dia perfeito e todos que participaram ficaram felizes com tanta beleza que ainda existe no Parque.


Valeu galera...

Total do percurso 16 Km em 8 horas de caminhada com algumas paradas.