domingo, 22 de maio de 2016

Visita a REBIO Guaratiba ( Reserva Biológica de Guaratiba )

A Rebio Guaratiba foi criada em 1974 com o objetivo de: preservação dos manguezais e sítios arqueológicos ( Sambaquis), tanto é que seu nome inicial era Reserva Biológica Arqueológica de Guaratiba.

Atualmente sua área é de 3.360 hectares sendo 1.601,34 de Floresta de Mangue e 704 de Apicuns.
A Rebio não é aberta a visitação, mas pode ser visitada com a finalidade de educação ambiental ou pesquisa, para isso é necessário um agendamento junto ao INEA, que autorizará a entrada juntamente com a presença de um Guarda  Parque.




O Manguezal ou Floresta de Mangue tem uma importância enorme para o equilíbrio do ecossistema e na manutenção da biodiversidade. Nele existem pontos de repouso e alimentação de aves migratórias e também serve de matéria orgânica que é a base da cadeia trófica ( alimentar ).


Trilhamos por uma área bem alagada pois tinha chovido direto uns dois dias antes, mas nada que impedisse nossa aventura.



Chegamos nos Apicuns que são planícies secas e hiper salinizadas por causa das enchentes e vazantes que ocorrem no meio do Estuário.


  Pegadas de um Mão Pelada



Sambaqui Zé Espinho.

Os Sambaquis são formações arqueológicas de milhares de anos, na linguagem Tupi significa: amontoado de conchas e é isso mesmo os povos primitivos usavam uma determinada área onde comiam, guardavam seus utensílios domésticos e os restos de suas atividades alimentares formando asssim um verdadeiro sítio arqueológico.










2 comentários: