sábado, 1 de agosto de 2015

Meia volta Ilha Grande ( Ipaun Guaçu )

       Em Tupi, Ipaun Guaçú quer dizer Ilha Grande, o nome diz pouco pois é uma ilha colossal ( terceira maior do Brasil ), com cerca de 193 Km² de área e aproximadamente 30 Km de comprimento por 12 Km de largura. Nos seus 155 Km de litoral estão distribuídas 106 praias, sete enseadas e dezenas de vilarejos.
        No dia 27/7/2015 segunda estava eu aportando na praia do Abraão para então seguir minha caminhada pela estada da colônia até Dois Rios, um trecho de subida por uma antiga estrada que levava os condenados para o então presídio que hoje funciona um museu, mas tive o azar de encontrar ele fechado.

Uma bela vista da praia do Abraão.



Começo da trilha ( estrada da colônia ) para Dois Rios.

Antigo presídio que hoje funciona um Museu e é administrado pela UERJ.

     Em Dois Rios como no próprio nome diz é uma praia linda com dois rios em cada ponta, toda aquela área pertence a UERJ e é proibido acampar lá. quando cheguei fui direto almoçar na dona Teresa um bar misturado com restaurante e descasei, pois ia seguir para Parnaioca, mas o tempo fechou e achei melhor dormir em Dois Rios, esperei anoitecer jantei e depois entrei nos fundos de uma igreja, abri meu saco de dormir e fiquei quietinho lá porque não poderia ser descoberto senão teria que sair.
     No dia seguinte acordei bem cedo fiz meu café e fui para praia. A praia de Dois Rios é muito linda.



Depois de curtir uma praia, fui encontrar com seu Júlhio, um ex presidiário que mora lá a mais de 40 anos e vive de contar causos e fazer artesanato, uma figura...


Parti para Parnaioca, uma trilha pesada e longa, mas com muitos riachos no caminho e vários atrativos.








Em Parnaioca fiquei no camping do seu Silvio, um lugar bem rústico mas aconchegante e a praia de Parnaioca tem um rio no final e uma cachoeira muito shoooow.....









Saí de Parnaioca com uma vontade de ficar lá pra sempre....
Consegui uma carona em uma lancha até Dois Rios e logo parti para Caxadaço.


A trilha pra Caxadaço é pesada e com muitas pedras e raízes no caminho sem falar nas surpresas como cobras, jacarés e os gritos do bugios em cima da minha cabeça...







Cheguei em Caxadaço, depois de umas 2 horas e meia de trilha pesada. A praia de Caxadaço é bem pequena mas muito linda, fiquei lá por uma hora descansando e depois parti pra Santo Antonio com muito cuidado pois esse trecho seria o pior porque não é uma trilha oficial e o risco de se perder é eminente e também a trilha é muito fechada.




Fiz a trilha de Caxadaço até Santo Antonio em 2 horas... tinha feito várias anotações e peguei várias informações e consegui com uma certa tranquilidade me orientar e fazer o caminho sem me perder...
    Em santo Antonio fiquei uma hora descansando e parti para Lopes Mendes, considerada entre as 8 praias mais lindas do mundo, e acredite ela é muito mas muito linda.

Praia de Santo Antonio...

Em Lopes Mendes, fiquei bem na ponta depois das pedras pois a tarde ia montar minha barraca e dormir um sono ao som das ondas de Lopes Mendes....












Fiquei em Lopes Mendes um dia e meio,  durante esse tempo fiz um caminho chamado  de aroeira que leva até as praias de Itaoca,  Pouso e Mangues e voltei pra Lopes Mendes pela trilha mais conhecida que fica na outra ponta da praia.
Sai de Lopes Mendes em direção a Pouso e Mangues uma trilha leve que fiz em 40 minutos...








 Essas praias já são bem visitadas, pequenos barcos aportam com dezenas de turistas que seguem a pé para Lopes Mendes....
    Em Mangues descansei por uns 40 minutos fiz um lanche e segui para Palmas.
A trilha para a praia de Palmas tem uma subida bem íngreme de uns 40 minutos e depois um trecho plano e uma descida. a praia já é bem movimentada, com bares, restaurantes, pousadas e campings.


Minha peregrinação está chegando ao fim... que pena queria voltar e fazer tudo de novo...
Parti de Palmas para a praia da Júlia e por fim Abraão...





E finalmente após 5 dias de trilhas, praias, natureza e muita aventura cheguei a praia do Abraão onde descansei até pegar a barca de volta a Mangaratiba. é isso, foi incrível mas já estou me preparando para fazer a volta completa, aguardem....


Nenhum comentário:

Postar um comentário