1 -Se for sua primeira vez na trilha, peça informações de grau de dificuldade, duração e rota. Se não sentir-se seguro, contrate um guia.
2- Bússola, mapa e telefone ou meio de contato são objetos interessantes de levar na sua caminhada.
3- Mochila nas costas com apenas o necessário: água, barrinhas, frutas, kit de primeiro socorros e lanterna são os básicos. Lembre-se que a mochila fica mais “pesada” na medida que caminhamos!
4- Calçado adequado faz toda a diferença. De preferência que não tenha solado liso, não seja novo e que não sejam sandálias (erro comum que pode custar um tombo!).
5- Acessórios de moda não são aconselháveis nas caminhadas. Brincos, pulseiras e etc podem atrapalhar sua performance. Cabelos devem ser presos e mangas cumpridas devem ser usadas.
6- Fazer trilhas acompanhado é aconselhável. Caso vá sozinho, avise parentes e/ou amigos do seu destino.
7- Respeite seu corpo. Cansaço pode causar acidentes. Saiba a hora de desistir e não escute seu Ego.
8- Mantenha-se unido ao grupo e respeite o ritmo dos companheiros. O prazer do trekking não é chegar e sim, apreciar a paisagem.
9- Alongar, principalmente após terminar a caminhada, é a garantia de ter poucas dores musculares no dia seguinte.
10- Permita-se perceber o silêncio. Evite brincadeiras e conversas desnecessárias. Trilhas reservam sentimentos únicos.
11- Deixe o ambiente como você o encontrou. Traga de volta tudo que você levou. É triste ver latinhas e garrafas jogadas nas trilhas. Nosso lixo não faz parte do meio ambiente. Mantenha as árvores no seu estado natural. Riscar letras nos troncos e arrancar galhos de árvores é vandalismo.
Cada dia mais comum, o Trekking é uma atividade que permite descansar não só a mente da rotina enlouquecedora da cidade, mas também, reencontrar nosso ser essencial, aquele que ama a natureza e se deixou iludir pelo consumismo moderno e desenfreado. Cada vez que voltamos de uma trilha, estamos envoltos de energia positiva e renovadora. Prontos para enfrentar mais um dia na grande cidade.