terça-feira, 21 de julho de 2015

11 dicas para fazer uma boa trilha.

1 -Se for sua primeira vez na trilha, peça informações de grau de dificuldade, duração e rota. Se não sentir-se seguro, contrate um guia.
2- Bússola, mapa e telefone ou meio de contato são objetos interessantes de levar na sua caminhada.
3- Mochila nas costas com apenas o necessário: água, barrinhas, frutas, kit de primeiro socorros e lanterna são os básicos. Lembre-se que a mochila fica mais “pesada” na medida que caminhamos!
4- Calçado adequado faz toda a diferença. De preferência que não tenha solado liso, não seja novo e que não sejam sandálias (erro comum que pode custar um tombo!).
trekking dicas montanha5- Acessórios de moda não são aconselháveis nas caminhadas. Brincos, pulseiras e etc podem atrapalhar sua performance. Cabelos devem ser presos e mangas cumpridas devem ser usadas.
6- Fazer trilhas acompanhado é aconselhável. Caso vá sozinho, avise parentes e/ou amigos do seu destino.
7- Respeite seu corpo. Cansaço pode causar acidentes. Saiba a hora de desistir e não escute seu Ego.
8- Mantenha-se unido ao grupo e respeite o ritmo dos companheiros. O prazer do trekking não é chegar e sim, apreciar a paisagem.
9- Alongar, principalmente após terminar a caminhada, é a garantia de ter poucas dores musculares no dia seguinte.
10- Permita-se perceber o silêncio. Evite brincadeiras e conversas desnecessárias. Trilhas reservam sentimentos únicos.
11- Deixe o ambiente como você o encontrou. Traga de volta tudo que você levou. É triste ver latinhas e garrafas jogadas nas trilhas. Nosso lixo não faz parte do meio ambiente. Mantenha as árvores no seu estado natural. Riscar letras nos troncos e arrancar galhos de árvores é vandalismo.
Cada dia mais comum, o Trekking é uma atividade que permite descansar não só a mente da rotina enlouquecedora da cidade, mas também, reencontrar nosso ser essencial, aquele que ama a natureza e se deixou iludir pelo consumismo moderno e desenfreado. Cada vez que voltamos de uma trilha, estamos envoltos de energia positiva e renovadora. Prontos para enfrentar mais um dia na grande cidade.

domingo, 19 de julho de 2015

Trilha Pedra Bonita

Hoje tive a felicidade de levar meus amigos: Max, Alvani, Airon, Luquinhas, Jessica, Paloma e Érica para conhecer a Pedra Bonita e a rampa de salto de parapente e asa delta.
    A trilha começa na estrada das canoas em São Conrado. tem um trecho de asfalto com subida íngreme e um estacionamento, onde se inicia a trilha.
    Uma subida de 40 minutos com trechos suaves e planos entre mata atlântica e termina no topo da pedra com um visual  fantástico. Vale a pena pra quem quer conhecer o Rio de Janeiro visto de cima.









A trilha é leve e até o Luquinhas  trilhou bem...








 Galera showww...






O visual do Rio de janeiro..


Valeu galera e até a próxima aventura...

sábado, 18 de julho de 2015

Trilha da Cachoeira do Mendanha

       
 Hoje resolvi da um mergulho nas águas geladas e maravilhosas da cachoeira do Mendanha. Moro perto então peguei minha bike e mochila e câmera e pedalei uns 9 Km passei pela estr, do Mendanha depois entrei na estr, do Pedregoso, após passar por uns sítios com plantações de chuchu e quiabo.




depois fui pedalando até chegar numa igreja e virei á direita pegando a estr. do Mendanha no finzinho dela subi uns 200 metros e virei a esquerda na rua Abílio Bastos, que é a estra. que leva até a trilha.



Bom a trilha começa num trecho de estrada com concreto subindo mas depois de uns 500 metros tem uma placa á direita onde começa a trilha.


Conheço bem esta trilha, mas toda vez que faço me sinto como se fosse a primeira vez a natureza se  renova e me surpreende sempre, peguei minha câmera e comecei a me deliciar com cada clik que tirava.










A trilha começa com um trecho de subida leve depois de uns 20 minutos surge uma bifurcação siga á esquerda subindo no trecho íngreme com pedras e raízes. Após uns quarenta minutos a trilha fica plana e alguns desvios surgem, mas fique tranquilo qualquer sentido pode ser feito pois eles se encontram.








Continuando na trilha que é linda, e sempre ao som de vários pássaros cantando, pica-paus batendo nos troncos. chega-se a uma descida íngreme com várias raízes, onde termina na cachoeira. Existem tr~es cachoeiras com poços fundos que proporcionam um banho gostoso, uma delas tem um tobogã e eu já fiz em outra vez um rapel pela queda d'água e uma tirolesa também é possível fazer desde que você vá com um profissional.












Enfim, é um lugar lindo e tão perto, de minha casa, espero que tenha gostado, um abraço e até a próxima aventura...