sábado, 11 de julho de 2015

Trilha Pedra da Gávea.

      Hoje foi um dia muito bom..tinha me preparado para subir a Pedra da Gávea, então peguei minha bike e parti. Como moro em Campo Grande  fiz o percurso de 50 Km em +- 2 horas e meia pela orla. Chegando na guarita do Parque deixei a bike com um Guarda Municipal J Torres um cara muito gente fina.


A trilha começa com um trecho de pedras parecendo um grande pé de moleque...                                                                                                                                                                                                                  

Uns dez minutos depois desse trecho a trilha começa uma subida leve com pedras e raízes e também dá pra ouvir o som de um rio á direita. logo a frente surgem duas placas uma indicando uma cacheira e a outra indicando uma clareira que se chama Praça da Bandeira, bom aí começa uma subida bem íngreme mo muitas raízes parecendo um imensa escada. após uns 20 minutos nessa subida puxada surge um trecho com rochas onde temos que passar por elas e alguma são escorregadias. Continuando nossa subida surge uma pedra enorme deitada que parece um navio e esse é o nome dela " Pedra do navio" subi nela e bem na sua ponta ten-se uma vista entre as árvores.

Bom desci do "navio" e a trilha passa literalmente por baixo da pedra  onde se forma uma gruta. A o atravessar esse trecho uma subida muito íngreme.




Subindo.... chega-se a um trecho  onde é preciso usar a escada que está cravada na pedra.


Depois de mais ou menos uma hora chegamos na " Praça da Bandeira ".


Após esse trecho o vento que vem do mar nos dá um refrigério mas a subida recomeça com o terreno mai erodio e a vegetação que antes era de mata  agora se torna uma vegetação de encosta. Com muns 20 minutos chega-se ao ponto crítico da subida, a famosa carrasqueira.








A carrasqueira é um trecho muito mas muito complicado vi algumas pessoas travarem na subida e na descida. O ideal é usar cordas por segurança pois o risco de queda é real e fatal inclusive já aconteceram acidentes fatais nela.
Após a carrasqueia mais uma subida entre raízes, troncos e pedras que exigiram um certo esforço.
Ufa... cheguei ao topo, mas pra minha decepção assim que atingi o topo uma nuvem tipo cumulus fechou toda pedra inclusive uma garoa pesada surgiu e molhou um pouco derrubando a temperatura rapidamente.



Só restou descansar um pouco e iniciar a descida com muito cuidado pois a visibilidade era pouca. Passei pela carrasqueira bem pois um grupo tinha um corda e fiz um rapel positivo e foi bem melhor, chegando na praça da bandeira fiz um lanche rápido.



com duas horas de descida, cheguei a guarita do parque e peguei minha bike e parti pra mais 50 Km de pedal de volta e enfim cheguei bem, é isso galera valeu...

segue abaixo videos da subida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário